VOLTAR

icon NOVIDADES

14 de Novembro – Dia Mundial do Diabetes

A data foi escolhida em virtude do aniversário de Frederick Banting, médico canadense que junto a Charles Best, fizeram as experiências que levaram a descoberta da Insulina em 1921.

Diabetes Mellitus: Doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose causado pela secreção inadequada ou dificuldade da ação da insulina. Apresenta elevada prevalência e incidência: são atualmente 425 milhões de pessoas em todo o mundo com projeção em 2040 de 642 milhões afetadas pela doença. No Brasil, atualmente, são 14,5milhões de pessoas, sendo que metade desconhece a doença.

O símbolo do Dia Mundial do Diabetes é um círculo azul. O círculo representa a união e é um símbolo universal de Vida e Saúde. O Azul representa a cor do céu que une todas as nações da Terra e é também a cor da bandeira das Nações Unidas. O símbolo do círculo azul representa a unidade necessária da comunidade Global para responder à ameaça da Pandemia de Diabetes.

Uma das medidas para prevenção e tratamento da doença é a necessidade do apoio familiar. Para que haja um controle adequado da glicemia é importante a mudança de hábitos de toda a família e não apenas para o paciente: isso inclui uma dieta mais saudável, com alimentos integrais, frutas, legumes, verduras e saladas. Outro aliado importante é a prática do exercício físico:  no mínimo 150 minutos semanais associando treino aeróbico (caminha, corrida, bicicleta) com musculação (força). Isso irá melhorar não só a glicemia, mas também colesterol, pressão arterial, peso, além do condicionamento físico com aumento de massa muscular e aumento da disposição para realização das tarefas diárias.

Portanto, é necessário a compreensão do que é a doença, como posso prevenir e o que fazer para tratar, mas é fundamental o engajamento familiar nesse processo. A família precisa entender que se não ajudar, a chance do paciente falhar no tratamento será muito alta e a longo prazo vem todas as complicações associadas: nefropatia, retinopatia, neuropatia e doença cardiovasculares/amputações.

DRA. MORGANA REGINA RODRIGUES - ENDROCRINOLOGISTA CRM 34563 - 2019 Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Politica de Privacidade.

Criação de Sites Passo Fundo Criativittá
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.