NOVIDADES
A endocrinologia é a especialidade médica que cuida do funcionamento das glândulas, responsáveis por produzir e secretar diversos hormônios no organismo. Além de estudar as alterações metabólicas e distúrbios decorrentes da deficiência ou excesso de hormonal.
O nome é de origem grega, em que “endo” significa interno e “krino” significa separar ou secretar, isto é, uma “secreção interna” referindo-se à liberação dos hormônios.
As glândulas responsáveis por produzir os hormônios são a tireoide, hipófise, hipotálamo, suprarrenais, gônadas, paratireoides e pâncreas. Elas podem causar doenças por deficiência hormonal, por excesso de hormônio e por desenvolvimento de tumores (benignos ou malignos).
A função do médico endocrinologista é investigar, tratar e realizar o acompanhamento dos pacientes que apresentam das patologias provocadas por uma desordem hormonal. A área de atuação é extensa: Hipotireoidismo, Hipertireoidismo e Nódulos na Tireoide, Diabetes Mellitus, Obesidade, Distúrbios Menstruais e da Fertilidade, Síndrome dos Ovários Policísticos, Distúrbios do crescimento e da puberdade, crescimento excessivo de pelos (hirsutismo), Colesterol Alto, Doenças da Hipófise, Osteoporose, Menopausa e Andropausa entre outras.
No Brasil, a área médica de fortaleceu a partir dos anos de 1950 com a criação da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Para a formação é necessário a Residência de Endocrinologia e Metabologia por 2 anos. Há também cursos de Pós-Graduação por 2 anos só podendo atuar após aprovação na prova de Título de Especialista. Ao procurar um médico especialista, observe se tem o RQE (Registro de Qualificação da Especialidade), que comprova a capacidade de especialização em sua área, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
DRA. MORGANA REGINA RODRIGUES - ENDROCRINOLOGISTA CRM 34563 - 2019 Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Politica de Privacidade.